Em outro artigo aqui no blog, contamos como os perfumes têm concentrações diferentes e que isso influencia diretamente na longevidade da fragrância na pele. Neste artigo vamos entrar nesse assunto de longevidade do perfume com um pouco mais de profundidade para te ajudar a fazer seu perfume durar cada vez mais.
O cheiro nos perfumes se deve aos óleos (naturais, de origem animal ou sintéticos) em sua composição diluídos em álcool, água e alguns outros componentes em concentração bem pequena. Esses óleos podem ser compostos de moléculas leves, médias ou pesadas e quanto mais leves forem essas moléculas, mais facilmente elas vão evaporar fazendo com que você sinta o cheiro.
Quanto mais moléculas leves em sua composição, mais rápido o seu perfume vai evaporar. Da mesma forma, quanto mais moléculas pesadas em sua composição, mais devagar seu perfume vai evaporar. Na perfumaria usamos os termos notas de topo (moléculas leves), notas de meio (moléculas médias) e notas de fundo (moléculas pesadas). No artigo sobre como perfumes são feitos, entramos em mais detalhes sobre esse assunto.
Assim, temos o primeiro quesito que faz com que um perfume dure na pele. Pensando numa experiência de uso mais agradável, perfumistas procuram um equilíbrio entre as notas do perfume para que ao longo do dia você esteja sempre exalando fragrância.
O segundo fator a ser observado aqui é a concentração de fragrância na composição do perfume (para ver mais sobre esse assunto clique aqui). Um perfume EDP vai ter uma concentração maior de óleos em sua composição do que um perfume EDT por exemplo. E assim, sua evaporação vai demorar mais a ser completa. Então se o seu objetivo é exalar o perfume por mais tempo prefira aqueles com maior concentração de fragrância.
Como você já deve ter percebido, a duração de um perfume está completamente ligada a evaporação das fragrâncias. E uma outra forma de fazer com que elas não evaporem tão rápido, é fazer com que fiquem retidas em sua pele. Como óleos aderem bem a substâncias oleosas, uma pele bem hidratada retém muito mais os perfumes. Procure beber água suficiente para seu peso e altura, use creme hidratantes ou óleos sem cheiro na pele e procure por cosméticos em geral que visem a hidratação da pele. Fazendo isso com frequência você vai perceber que cada vez mais seus perfumes vão durar mais tempo com você.
Eu tenho certeza que você gostou desse artigo! Compartilhe com uma amiga que possa gostar também e se inscreva na nossa lista VIP para participar de lançamentos exclusivos.