Fazer perfume é um processo que combina ciência e arte. Um perfumista é capaz de combinar diferentes fragrâncias em diferentes concentrações e entregar em um vidro uma expressão do que se pensa e acredita. Neste artigo, vamos tentar de forma simples explicar os processos dessa arte.
Primeiro, vamos falar de matérias primas. Na perfumaria podemos usar recursos de origem vegetal (óleos essenciais extraídos de plantas), animal (óleos feitos a partir de extratos animais) e sintéticos (moléculas reproduzidas em laboratório idênticas às existentes na natureza). Com o tempo, foi-se percebendo o problema de se extrair fragrâncias de animais que em alguns casos era abatido para que sua glândula fosse retirada e usada na perfumaria. Assim, cada vez tem se optado por substituir recursos de origem animal por versões sintéticas de mesma qualidade.
Essa matéria-prima é responsáveis pelo cheiro nos perfumes, e é diluída na maioria das vezes em álcool, água e outros componentes em pequena quantidade. Em alguns casos também podemos diluir em algum óleo vegetal e pode ser aplicado na pele como um óleo corporal.
Outra coisa importante sobre os óleos é que na perfumaria eles são organizados em três categorias que fazem analogia a construção de uma música. São elas as notas de topo, de coração ou de fundo. As notas de topo são compostas por moléculas leves que evaporam rapidamente. As notas de meio ou de coração são formadas por moléculas um pouco mais pesadas e que demoram a evaporar mais do que as de topo. E por último, as notas de fundo, formadas por moléculas mais pesadas que são as últimas a evaporarem.
Perfumistas tendem a fazer um equilíbrio dessas notas em um perfume para que você possa ter uma experiência de uso duradoura e agradável. Geralmente podemos considerar a composição de um perfume em torno de 25% para notas de topo, 45% para notas de meio e 30% para notas de fundo.
Por último, podemos falar da concentração. Um perfume EDT terá uma concentração de 15 a 20% de fragrância a ser diluída. Mas existe ainda a possibilidade de se fazer perfumes em menor ou maior concentração para serem usados em diferentes ocasiões. Neste artigo aqui, você encontrará mais informações sobre isso.
Não esqueça de compartilhar esse artigo com uma amiga que possa se interessar e se inscreva na nossa lista VIP para participar de lançamentos exclusivos!
1 comentário
Ultimamente eu estou começando à criar minhas próprias fragrâncias para uso pessoal e estou amando
É muito importante que a internet em especial You Tube forneça todos esses conteúdos para que possamos mais e mais nos aprimorar
Obrigada pelo explicado no canal