Às vezes nomenclaturas usadas na perfumaria podem parecer um dialeto aos que não são da área. Nesse artigo, vamos tentar simplificar para você o que são, quais são as famílias olfativas e que mensagens elas geralmente comunicam.
Antes de entrar nas famílias olfativas de fato, precisamos falar sobre notas olfativas. Na perfumaria, dividimos as fragrâncias em três categorias: Notas de topo, notas de coração e notas de fundo. Elas são classificadas dessa forma de acordo com sua volatilidade. Sendo as notas de topo as mais rápidas a serem evaporadas e as de fundo as mais lentas a evaporarem. Em um outro artigo aqui no blog, falamos com mais profundidade sobre notas olfativas e como perfumes são feitos.
As famílias olfativas são outra forma de se classificar as matérias-primas de um perfume. Cada família tem sua característica e sua relação com a classificação de notas olfativas. Elas também ocupam um lugar no imaginário coletivo e denotam mensagens a serem transmitidas por aqueles que estão usando os perfumes. Nesse artigo, vamos citar as famílias clássicas da perfumaria.
Cítricos: Como o nome sugere, seus óleos essenciais são extraídos da casca de frutas cítricas como a laranja, tangerina e limão. São notas marcadas por frescor e dinamismo.
Florais: Esta é a maior e a mais rica das famílias olfativas. Representam feminilidade, elegância, frescor e alegria. Nessa família você vai encontrar das mais diversas flores, do jasmim às peônias, passando pelos cravos e violetas.
Chipres: Aqui vamos encontrar aromas lenhosos e geralmente serão construções de bergamota, musgo de carvalho, ládano e patchouli. Essa é uma família que pode ser ajustada e ter um aspecto mais floral, frutada ou até mesmo amadeirada. Essa família geralmente entrega perfumes clássicos e elegantes.
Orientais: Esse grupo é marcado por notas intensas, envolventes e inebriantes. Perfumes com essas notas denotam sensualidade e calor. Nela você vai encontrar aromas como o de baunilha, ládano, o líbano e cumarina.
Amadeirados: Nessa família você vai encontrar desde madeiras mais comuns até as madeiras mais exóticas. Ela costuma dar estrutura aos perfumes e se combina muito bem com as outras. Aqui você encontrará o aroma de essências como sândalo, cedro, patchouli e vetiver.
Aromáticos: Estes possuem notas de plantas frescas como a menta, o alecrim e o tomilho. Perfumes com notas aromáticas denotam frescor e naturalidade.
A perfumaria é uma arte cheia de encantos. Use e abuse dessas informações para escolher seu próximo perfume. Se gostou deste artigo não se esqueça de compartilhar com uma amiga que possa se interessar. Para ter acesso exclusivo aos nossos lançamentos se inscreva em nossa lista VIP.